Sobre o Dr. Francisco Morato
Mineiro de Uberlândia, Dr. Francisco Morato traz consigo a disciplina e a determinação construídas durante sua trajetória como atleta de natação, representando o Praia Clube em competições nacionais. Essa experiência no esporte foi fundamental para moldar sua dedicação, resiliência e foco, características que hoje se refletem em sua prática médica.
Formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e, posteriormente, realizou sua residência em Anestesiologia no Hospital Santa Genoveva/UMC. Ainda durante essa etapa de sua formação, teve a oportunidade de acompanhar o renomado serviço de dor liderado pelo Dr. Sudhir Diwan, em Nova York, uma experiência enriquecedora que o aproximou de um dos maiores nomes da área e o inspirou a aprofundar seus estudos no manejo da dor.
Ao concluir sua residência, mudou-se para Campinas, onde dedicou-se integralmente ao programa de Fellowship em Intervenção em Dor na Singular, Centro de Controle da Dor. A Singular é internacionalmente reconhecida por sua excelência e pioneirismo na introdução de tratamentos minimamente invasivos no Brasil, sendo um dos principais centros de referência na área.
Com uma formação sólida e extensa, Dr. Francisco totalizou 6 anos de residência médica, sendo 3 deles dedicados exclusivamente ao estudo e manejo da dor. Seu compromisso com a excelência e o cuidado integral ao paciente o levou a obter o título de Área de Atuação em Dor pela Associação Médica Brasileira (AMB) e a certificação internacional FIPP (Fellow of Interventional Pain Practice) pela World Institute of Pain (WIP), uma das mais importantes certificações na especialidade.
Atualmente, integra o Comitê de Educação da Sociedade Latino-Americana de Dor (LAPS), onde contribui ativamente para a formação de novos profissionais e para a disseminação de práticas baseadas em evidências no tratamento da dor crônica.


A formação de colegas médicos é uma das grandes paixões do Dr. Francisco Morato. Para ele, ensinar vai além da simples transmissão de conhecimento técnico, é uma forma de multiplicar o cuidado e a qualidade no manejo da Dor, impactando positivamente a vida de inúmeros pacientes ao redor do mundo. Sua dedicação ao ensino já impactou a trajetória de inúmeros especialistas, entre neurocirurgiões, ortopedistas e anestesistas, que buscaram se aperfeiçoar na área da dor.
Em 2023, foi coordenador do Pain Master, a pós-graduação em Intervenção em Dor. Em todos os anos que atuou como professor e coordenador do Curso, foi eleito paraninfo pelas turmas. Esse reconhecimento escolhido diretamente pelos alunos, reflete o impacto da sua presença, seu comprometimento com o aprendizado e a admiração que conquista ao compartilhar seu conhecimento com leveza, seriedade e empatia.
Além disso, Francisco é professor na pós-graduação de Intervenção em Dor do Hospital Israelita Albert Einstein e da Cetrus, onde segue contribuindo para a formação de novos especialistas. Sua influência na educação médica se estende a congressos nacionais e internacionais, podcasts, entrevistas, cursos on-line e tem contribuições relevantes em livros e publicações que são estudados por todos os médicos que buscam se especializar na área de dor.
Formando Médicos para Transformar o Cuidado da Dor









































Apesar de ter dedicado muitos anos ao estudo da dor, o Dr. Francisco Morato sente que ainda está apenas começando. Se chegou até aqui, foi porque esteve apoiado nos ombros de gigantes, como disse Isaac Newton, reconhecendo aqueles que vieram antes e abriram caminho com seu conhecimento. Mestres que, com generosidade e excelência, compartilharam seus ensinamentos e mostraram os caminhos que hoje ele trilha com tanto orgulho.
Cada professor que cruzou sua trajetória deixou uma marca valiosa, e a todos, Francisco expressa sua mais sincera gratidão. São muitos os nomes que o inspiraram, mas um agradecimento especial àqueles que, de forma direta e intensa, contribuíram para sua formação
Além desses grandes mestres, Francisco teve o privilégio de compartilhar o fellowship com colegas que se tornaram, além de amigos, referências na medicina da dor.
A cada um desses profissionais, o Dr. Francisco Morato deixa seu profundo agradecimento. O que constrói hoje é fruto de cada ensinamento, de cada partilha e de cada momento de troca. Sua caminhada continua, e ele segue levando consigo tudo o que aprendeu com esses mestres e colegas ao longo da sua trajetória.
Gratidão a quem o trouxe até aqui
Dr. João Paulo Jordão
Dr. Sudhir Diwan
Dr. Charles Oliveira
Dr. Fabrício Dias Assis
Drª Amelie Falconi
Drª Iasmin Sindeaux
Dr Gabor Hacz
Dr Philip Peng
Drª Andrea Trescot
Dr Victor Silva
Drª Elaine Gomes Martins
Dr Hemmo Bosscher
Dr Miles Day
Dr Paulo Renato Fonseca
Dr. Tiago Freitas
Drª Camila Lobo
Drª Bruna Fernandes
Drª Rafaela de Lucena
Dr Pedro Hilton


Dr. André Mansano

Alameda dos Pinhais, 174 - Morada da Colina, Uberlândia - MG - 38411-136
(34) 9 9731‑8688
© 2025. All rights reserved


CRM MG 65587 RQE 60771
